quinta-feira, 20 de outubro de 2011

New York City

No dia 01 de Outubro apanhamos o avião com destino a New York City :)

Fiquei KO com a viagem de avião e com o fuso horário. Super enjoada (não, não estou grávida) e na aterragem fiquei com uma grande, mas GRANDE dor de ouvidos. Tirando isso 7 estrelas :)

NY é a cidade que nunca dorme... é a cidade e eu! Na primeira noite... acordei às 5h e já não consegui dormir mais! Acho que estava ansiosa por conhecer a cidade e pela surpresa que iria acontecer nesse dia! E não só, o fuso horário ajudou e é realmente uma cidade que acorda bem cedo.

1º Dia Aeroporto - Até colocarmos os pés fora do aeroporto, tivemos de passar por vários pontos de controlo, mas faz-se bem! Apanhamos o autocarro no terminal mesmo à frente do aeroporto (15$ - se comprarem ida e volta poupam uns trocos). No autocarro deu para apreciar a vista sobre a cidade e nem queriamos acreditar que estavámos a olhar para aquela cidade! Parecia irreal, mas lá estavamos nós :)
O nosso hotel ficava perto de Times Square e logo depois do check in fomos dar uma volta pela cidade e fomos logo sentir as ruas da NY. Times Square, Grand Central Terminal (vale a pena entrar), Nações Unidas... e não deu para muito mais, pois também estavamos estafados!


2º Dia Domingo = Central Parque - Aproveitamos para ver os Museus (Guggenheim, Metropolitan) por fora e entrámos só para ver as vistas, mas não vimos as exposições. Vale a pena entrar no Guggenheim para ver aqueles corredores em círculo. Não tinhamos assim muito tempo e iriamos perder horas a ver as exposições e preferimos aproveitar o tempo para conhecer a cidade - 5ª Avenida (Hotel Plaza; Apple; Loja de brinquedos Fao Schwarz onde está o Big Piano e as milhares de lojas que há por ali) - Edíficio Trump - Igreja Stº Patrick, estátua LOVE, Tiffani (fiquei perdida de amores por um fio com um cupcake lindo de morrer). Claro que não faltou comermos um cachorro ao pé ado Central Parque e para uma próxima vez fica prometido uma voltinha num coche (é mesmo à filme) e quem sabe um voltinha de barco no lago do Central Parque. Não falhem dar uma volta no Parque, pois tem pontos inesquecíveis. E foi aqui que se deu o grande momento da viagem... o anel e o pedido :) Sim, foi aqui no Central Parque, mais concretamente na praça Bethesda Terrace (aquela praça com a fonte, à frente ao lago). Foi lindo, resumo de resumo: sentámo-nos para descansarmos um bocadinho e para tirarmos uma foto à estátua Angel of the Waters... e passado um pouco estava para me levantar e o meu babe disse-me "Espera mais um bocadinho!!!" Eu tontinha, não me apercebi de nada e lá ficamos mais um pouco! De repente ele dá-me um beijo e segura-me na mão (ai Jesus) e coloca-me no dedo o anel e ao mesmo tempo pergunta-me "Queres casar comigo?" :))))) SIM (muitos muitos corações no ar)...


Almoçamos no The Burguer Joint que fica dentro do Hotel Le Parker Meridien. É um espaço pequenino, mto discreto, mas com uma fila considerável para almoçar (mas anda rápido). Passem por lá! Aproveitámos para subir ao primeiro edíficio - Rockfeller. Eu gostei bastante, tem uma vista muito boa para o Central Parque e para o Empire. Os edíficios a sul ficam para ser vistos do Empire. Como começou a chover ficamos a fazer um bocadinho de tempo e aguardamos pelo anoitecer e assim vimos as luzes de NY a surgirem e os edíficios a ficarem iluminados. 5 Estrelas! A pista de gelo e àrvore de Natal ainda não estavam montadas, mas é interessante passar por ali, nem que seja para ver a bandeira de Portugal na Praça do Rockefeller Center e passar pelo NBC News e Radio City!



Para finalizar o final do dia... loja M&M! É deslumbrante e caríssima, mais vale comprar num supermercado a metade do preço. É mesmo só pela graça de podermos escolher algumas cores catitas! Terminámos o dia no Times Square, pois o nosso hotel ficava ali perto e fomos jantar a um restaurante ali ao perto.

3º Dia Metro até Brooklyn e depois um maravilhoso passeio a pé pela ponte de Brooklyn. É mítico, muito fácil de se fazer e estamos a passear naquela ponte histórica e mediática e temos uma vista fantástica sobre os edíficios da àrea financeira. E foi memso para essa zona que nós fomos a seguir. O que me marcou mais, foi a pequena igreja St Paul e o seu cemitério do séc XVIII e XIX no meio daqueles arranhas céus. Para começar é extraordinário o contraste de tamanho e da arquitectura daquela igrejazinha com o meio envolvelte, depois a lozalização dela, mesmo à frente do gigante estaleiro de obras da Ground Zero e do Memorial 11/09. Por último a exposição que a igreja tem no seu interior sobre o 11 de Setembro... as fotografias marcantes, o fato do bombeiro, um exemplar da cama onde repousaram tantos bombeiros e polícias, a cruz, os emblemas, as cartas, a bandeira e as lágrimas. Mas ao mesmo tempo aquele azul e branco do interior da igreja trz-nos tranquilidade e serenidade. Às segunda-feiras tem concertos de música clássica que embelezam ainda mais a sua visita! Vale a pena também entrar na Igreja Trinity. Depois das igrejas passeámos por Wall Street (Banco Federal, Bolsa, Touro) e é com muito orgulho que os americanos exibem a sua bandeira. Ela está presente em todo o lado e mesmo no Groubd Zero nota-se esse orgulho nacionalista e defensor dos EUA. É engraçado ver o trabalhadores com os seus capacetes cheios de cromos com simbolos americanos, com a bandeira tatuado nos braços, com as t-shirt com simbolos americanos. Mais um pormenor, senti que no Wall Street comece-se bem e barato, como é uma zona laboral, os restaurante e as barrquinha tem preços ainda mais em conta! Tem barraquinhas a vender só fruta ou só batidos de fruta delíciossos e muitos em conta (mesmo). O nosso almoço (lanche) foi no meio de um parque mesmo ao pé da estátua do touro a comer um pita, à noite foi dia de sushi! No final do dia colocámos o pezinho do Bryant Park, tirámos uma foto na Livraria e mais uma vez passámos pelo Times Square!
4º Dia Fomos a uma das minhas zonas favoritas - Greenwich Village, eu quero morar aqui! :) Este dia promete, pois passámos por sítios muito diferentes, mas mesmo assim cada um com a sua graça. Começámos o dia com um pequeno-almoço 7 estrelas. Uma amiga deu-nos algumas referências de cafetarias nesta zona para irmos tomar o PA ou um Brunch. Vimos os 3 espaços reerenciados e escolhemos o! Foi resumir mto a nossa passagem de hoje: Greenwich village, o edíficio mais estreito de NY, Universidade NY, Prince St, Soho com as suas lojas (Miu Miu, Michael Kors, Prada, Bloomingdale´s), com os seus restaurantes, com o seu supermercado que amei (Dean & Deluca), com a sua arquitectura. De seguida fomos a Tribeca, sinceramente não gostei tanto! Passéamos pelas ruas, vimos os edíficios, tem restaurante de top (Nobu) e também vimos o restaurante do Roberto De Niro! Depois destes zonas fomos até ChinaTown almoçar e não não perdi tempo com as carteiras e malas!! Passamos por Little Italy, ficou um bocadinho decepcionada com ChinaTown e L Italy!! Aproveitámos o ferry gratuito até Staten Island para passearmos pelo rio, para vermos a estátua da Liberdade e claro para vermos o skyline da cidade. Vale a pena! Também picamos o ponto a ver o Flatirion, que para mim é um dos edíficos mais emblemáticos de NY. Mesmo ao lado fica o Madison Square eseguimos a dica de um amigo para irmos provar os hamburgures no Shake Shack. Para terminar o dia em beleza, fomos beber um copo ao Pastis (Sex and the City), na zona de Chelsea... outra zona a visitar :))





5º Dia Logo de manhã e com o sol a brilhar subimos ao Empire State Building, este muito mais movimentado que o Rockefeller. A vista é fabulosa, é fantástico ver as torres, as ruas, o táxis amarelos a preencherem as avenidas, é brutal ver a cidade lá de cima! E ainda não referi, mas Chrysler Building também é bonito de se ver! Depois de muita luta, de uma inscrição falhada via net, depois de esperar 1 hora do discurso do Presidente da Câmara e de lutar na fila por um passe, lá conseguimos visitar o Memorial 11/09. Não podi sair de NY sem ir lá! Mais um voltinha final por Wall Street e as últimas energias levaram-nos ao Chelsea, mais concretamente ao Chelsea Market. Adorei! Fica no bairro de Chelsea, claro, foi um antigo armazém convertido num "centro comercial" com lojas deliciosas (só visto). Por último, passeamos pelo High Line e descansamos lá um pouco a comer sushi e cupcakes!!! Aeroporto :(



Ficaram aqui algumas dicas, mas ainda há muito para ver e viver! Adorei, amei a cidade... Para um próxima a visita a um espectáculo na Brodway e muito mais para descobrir!

Sem comentários:

Enviar um comentário