segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Home sweet home

O mês de Novembro começa com uma grande novidade, a minha casa está LIVRE! A inquilina já saiu e já posso fazer as mudanças, mais uma este ano, já cá cantam 3 mudanças, no total 4 casinhas!!! Que maravilha...

Quem é que se oferece para carregar caixas e caixotes! Já não tenho forças para mais, mas desta vez é para a MINHA casa e sendo assim as energias são outras. De regresso a home sweet home!

Em 2008 estava desejosa que começasse 2009 para iniciar um novo ciclo na minha vida, pois 2008 não tinha terminado nada bem! Mas 2009 começou e fiquei com a sensação que as coisas não iam ser facéis, pelo menos com a incerteza de onde iria morar (rica inquilina que eu arranjei!!). E no início não foram, mas tudo foi ultrapassado... Agora venha 2010 muito mais tranquilo e sereno, assim espero!

Para quem está a pensar alugar casa, pense seriamente, pois a lei portuguesa não favorece assim tanto os senhorios ou mesmo nada!
Se precisarmos que o inquilino saia antes do contrato acabar (e se tivermos azar com o inquilino e este armar-se em estúpido) ou temos de aguentá-lo durante os 5 anos (não há contratos mais curtos, apenas umas exepções) ou pagar uma indeminização equivalente a 1 ano de renda ou vamos para os advogados, gastamos uma pipa de massa e esperamos uma média de 2 anos e no final podemos não ganhar!! É interessante termos uma casa, sermos donos, proprietários... e um dia ser-nos negado o acesso a ela!

Hoje em dia eu apostava em não assinar nada, nem mesmo aqueles contratos oficiosos! Não se metam nisso. Se o inquilino sair mais cedo do que o combinado, não há nada a fazer, mesmo que houvesse contrato ele saía e não podiamos fazer!!! O interessante é quando o inquilino saí de casa.... desaparece e fica sempre a dever qualquer coisa e a casa fica numa miséria. Pelo menos porca ela fica!

Acho incrível como os inquilinos deixam sempre a casa suja, porca mesmo, pelo menos nisso podiam ser mais cuidadosos! Não se pede nada demais, apenas deixá-la como a encontrou!!! Mas isso é uma útopia...

Para além da sujidade, ficam sempre dívidas e estragos! Quem é que paga os prejuízos aos senhorios?? Eu sei e vocês sabem que existe a chamada caução... mas essa é utilizada para ser a última renda e não como garantia para os estragos! Aqui fica mais uma dica: em vez de solicitarem duas rendas no início, peçam sempre três rendas. Quem quer, quer, quem não quer paciência. Venham outros!!

Apenas faço uma ressalva para não pensarem que fui injusta para a minha inquilina (ex). Eu avisei a minha inquilina que queria rescindir o contrato e dei-lhe mais do que o tempo que a lei obriga, tal como ofereci ajuda monetária para cobrir a saída da minha casa e despesas adicionais... mas não aceitou. Burrinha!!!

Agora passado um ano de contrato... decidiu deixar a minha casa... :) Que faça boa viagem e que nunca mais me apareça à frente. Bitch!

Sem comentários:

Enviar um comentário