terça-feira, 22 de julho de 2014

Rui Costa . Super Herói

O ciclismo sempre fez parte da minha infância (pelo menos no mês de agosto), pois a Volta a Portugal em Bicicleta era vivida com alguma emoção e ansiedade.
Lembro-me perfeitamente quando era pequena a excitação que era quando a Volta passava à frente da nossa casa, mesmo na subida para a Serra da Estrela! Ainda me lembro quando era mesmo pequenina e os meus pais alojavam uma ou outra equipa na residencial... os pequenos almoços com canja de galinha e esparguete para os ciclistas, as carrinhas com uma oficina montada, as massagens... era sem dúvida uma agitação no meio das pacatas férias grandes.
Hoje em dia a Volta ainda mexe, mas sinto que não com a mesma intensidade que se vivia antes!
Era a loucura umas horas antes da Volta passar, eu e as minhas irmãs ao pé da estrada a aguardar pelo "comboio" de carros a anunciar a chegada da Volta e a fazer publicidade às marcas envolvidas. Lá estávamos nós a dizer adeus a todos os carros e a pedir brindes. Como ficávamos felizes quando lançavam chapéus, t-shirt´s, garrafas... só de imaginar as três tontinhas lindas a dizer adeus :)
Só posso dizer que era uma grande alegria!!

 
Entretanto o tempo passou e nem sempre consigo apanhar a Volta ao vivo e a cores na Serra da Estrela... mas sempre que possível acompanho na televisão (ansiosa de ver a minha terriola na televisão... acho que ficou aquele bichinho emocionante quando era pequena).

Esse bichinho e essa experiência ajudou-me a perceber o que é a Volta e a força necessária para um atleta participar nestes desafios como são a Volta, El Giro, Vuelta e Le Tour!!
Os ciclistas são de uma coragem extrema!! Qual Cristiano Ronaldo, qual Ibrahimovic, Messi, Iniesta ou Suárez (não desfazendo, pois são espetaculares), mas o esforço físico e coragem para participar no Tour de França é gigantesco.
90 minutos num campo de futebol não são comparáveis às horas que um ciclista passa em cima de uma bicicleta a percorrer centenas e no final milhares de kms... alguns angustiantes. Eu fico sem fôlego de só ver!!!
Foi com muita emoção que vi a força do super herói Rui Costa a dar o seu melhor de etapa a etapa no Le Tour. O Rui Costa mesmo com bronquite não desistiu e esteve sempre lá... claro que isso trouxe consequências e a bronquite evoluiu para uma broncopneumonia. Mesmo os super heróis ficam doentes e aí não há nada a fazer. O Rui Costa vai dar cabo da sua kriptonita e em breve estará na estrada :)
As melhoras e viva aos campeões e aos homens corajosos como o Rui Costa!



1 comentário:

  1. Estou curioso de saber se a tua terriola é São Romão, perto de Seia...

    Beijim, Saltus Altus! ;-)
    Giuseppe

    (adoro o teu nick...)

    ResponderEliminar